Leia Mais
Manobras militares Coreia do Sul-EUA; Norte suspende armistícioONU impõe novas sanções à Coreia do NorteCoreia do Norte afirma que suas armas nucleares podem atingir EUAEUA e Coreia do Sul anunciam exercícios militaresVisita de Kim a tropas aumenta tensão entre CoreiasONU ainda considera válido armistício da Guerra da CoreiaRelator das Nações Unidas acusa Coreia do Norte de crimes contra a humanidadeO governo de Pyongyang lançou uma forte campanha de propaganda contra os exercícios militares e contra a votação da Organização das Nações Unidas (ONU) realizada na semana passada, na qual foram impostas novas sanções sobre a Coreia do Norte por causa do teste nuclear realizado no dia 12 de fevereiro.
Apesar das ameaças, a Coreia do Sul e os EUA começaram a operação que durará 11 dias no domingo (ou na segunda-feira do horário local), conforme o programado. Os aliados têm afirmado repetidamente que os exercícios e outras medidas são de natureza defensiva, e que eles não têm nenhuma intenção de atacar a Coreia do Norte.
Um comunicado militar dos EUA disse que o exercício não está relacionado com os últimos acontecimentos na Península Coreana. A operação faz parte de um treinamento mais amplo que começou no dia 1° de março e deve durar dois meses.