Jornal Estado de Minas

Falso religioso tenta participar de reunião do Conselho de Cardeais

Agência Brasil
O falso bispo Ralph Napierski - de roxo, na esquerda - tira foto com o cardeal Sergio Sebiastiana, Napierski tentou entrar no conclave, mas foi retirado pelos guardas do Vaticano - Foto: AFP PHOTO / VINCENZO PINTO
A Guarda Suíça deteve nesta segunda-feira um homem, vestido com os trajes religiosos, que tentou ingressar no Colégio de Cardeais, que faz a reunião preliminar para o conclave. O homem identificado como Ralph Napierski disse que se chamava Basilius e que pertencia à Igreja Ortodoxa Italiana, que não existe. Antes de ser identificado como falso cardeal, Napierski criticou o clero por ter trocado padres acusados de pedofilia de diferentes paróquias.
Clique na imagem para abrir o infográfico - Foto: Arte / Soraia Piva Napierski usava um lenço púrpura na cintura semelhante às faixas dos cardeais. Também conversou com vários religiosos ao chegar ao Vaticano. Napierski se disse fundador da Opus Dei e ter inventado um sistema que permite às pessoas controlar computadores com o poder do pensamento.

Na manhã desta segunda-feira, 142 cardeais, reunidos em Roma, iniciaram as primeiras reuniões para o conclave, que definirá o sucessor de Bento XVI. Porém, a data exata do início do conclave ainda não foi definida. Bento XVI deixou o pontificado no último dia 28.

De acordo com o Vaticano, a expectativa é que até a Páscoa, deve ser anunciado o nome do futuro papa. Já estão no Vaticano 103 dos 115 cardeais aptos a votar no conclave. O Brasil será representado por cinco religiosos.