Leia Mais
Países muçulmanos apoiam ação militar no MaliAtaque de soldados malinenses a acampamento militar deixa feridosIslamitas abrem nova frente de combate no MaliSuicida realiza atentado no norte do MaliOs gastos foram aumentados também devido ao pagamento do chamado "bônus para os soldados em operação”. Na prática, a medida determinada que os salários sejam duplicados e até triplicados, conforme a situação.
O Mali, na África, faz fronteira com oito países e está entre os mais pobres da região. Dos cerca de 12 milhões de habitantes, mais da metade vive abaixo da linha da pobreza. Incertezas políticas e histórico de golpes de Estado fazem parte do cotidiano do Mali. Nos últimos anos, a instabilidade aumentou com a ação de grupos extremistas islâmicos que tentam combater o governo do país. No próximo dia 29, a União Africana (que reúne 52 nações) debate a crise no Mali.
Os grupos extremistas islâmicos, que representam três comandos distintos, ocupam o Norte do Mali, enquanto o governo tem o controle do Sul do país. A população se queixa da insegurança e das pressões por parte dos extremistas que aplicam a sharia, que é a aplicação dos preceitos islâmicos no cotidiano.