O presidente israelense Shimon Peres alertou nesta terça-feira o perigo de um Irã com armas nucleares, que "ameaça a nossa existência e a paz no mundo", durante a sessão inaugural do novo Parlamento.
"O perigo iraniano cresceu. Ele ameaça a nossa existência, a independência das nações árabes e a paz no mundo inteiro", declarou Peres perante os 120 deputados eleitos em 22 de janeiro.Leia Mais
Israel reconhece bombardeio na Síria, mas intenções não são clarasIsrael tenta desestabilizar a Síria, diz AssadIsrael lamentará agressão contra a Síria, afirma IrãHezbollah denuncia campanha de "difamação" de IsraelNa cerimônia de abertura oficial do 19º Knesset (Parlamento), Peres também pediu às Nações Unidas e à Liga Árabe para agir urgentemente para acabar com a crise na Síria.
"O Irã é um perigo e a Síria é uma tragédia. Seu presidente massacre seu povo. Acho que a ONU deve encarregar a Liga Árabe de formar imediatamente um governo de transição na Síria para salvar o país da destruição. Assad, que massacra milhares de sírios também massacra seu próprio futuro", acrescentou.Israel reivindicou um ataque aéreo na Síria na semana passada, justificado pelas ameaças de Teerã, principal aliado de Damasco.
O governo israelense teme que armas da Síria sejam transferidas para o Hezbollah.