Jornal Estado de Minas

Obama diz ter estilo 'mais para simpático' que para indiferente

AFP

O presidente dos Estados Unidos Barack Obama afirmou nesta segunda-feira que faz um estilo mais para "simpático", em resposta a uma pergunta sobre seu jeito de ser, às vezes considerado frio ou distante, um obstáculo nas relações com os republicanos.

"A maioria das pessoas que me conhecem sabem que sou do tipo de pessoa mais para simpática. Gosto de fazer grandes festas", afirmou Obama durante uma coletiva de imprensa dedicada às difíceis negociações sobre a redução do déficit orçamentário dos Estados Unidos.

O presidente comentou que, quando recebe membros do Congresso para um picnic anual na Casa Branca, passam "bons momentos" juntos.

"Quando participo de um picnic no Congresso e os legisladores vêm me ver, eu e Michelle somos muito amáveis com eles", brincou.

No entanto, segundo Obama, isso não os impede de "ser extremamente virulentos" quando vão para o plenário do Congresso e me acusam de ser "um socialista que gasta demais", acrescentou.

A menos de uma semana para assumir o segundo mandato, Obama afirmou que a paralisia ou as dificuldades nas negociações em Washington são fruto de "divergências políticas".

Obama, que já havia reafirmado que o assunto do aumento do teto da dívida pública não é negociável, denunciou a atitude de alguns legisladores republicanos que estão mais preocupados com sua reeleição do que com o futuro do país.

Obama comentou ainda em tom de brincadeira que suas duas filhas Sasha, de 11 anos, e Malia, de 14, estão crescendo e já não querem tanto a companhia do pai. "Então, vou ter que pegar o telefone e encontrar alguém para jogar cartas porque vou me sentir um pouco só nesta casa grande", disse.