Jornal Estado de Minas

Atentado contra chefe mafioso deixa 3 feridos em Tel Aviv

AFP

Um carro explodiu nesta quinta-feira perto de um ônibus em Tel Aviv, anunciou o porta-voz da polícia, precisando que, de acordo com os primeiros indícios da investigação, se trata de um "caso criminal".


"Um automóvel explodiu em Tel Aviv. Trata-se, aparentemente, de um assunto criminal, de ajuste de contas", afirmou Micky Rosenfeld, porta-voz da polícia israelense.


A rádio pública mencionou alguns feridos sem gravidade.


Segundo a rádio, a explosão visava Nissim Halperon, chefe de uma das famílias mais importantes do crime organizado em Israel.


Nissim Halperon já escapou de pelo menos sete tentativas de assassinato. A última aconteceu em Ramat Gan, na periferia de Tel Aviv, há seis meses.


Aparentemente, ele não se encontrava no veículo que explodiu, acrescentou a rádio.


Israel é palco nos últimos anos de uma feroz batalha de bandos criminosos na qual estariam envolvidas várias famílias da máfia.


No final de 2006, a polícia israelense criou uma unidade especial, a "unidade 443", para lutar contra o crime organizado.


Vários israelenses foram assassinados ou feridos nos últimos anos, em particular em Tel Aviv, Netania e Bat Yam, em ajuste de contas.