Jornal Estado de Minas

Começa sessão da Assembleia Geral da ONU sobre status da Palestina

A Assembleia Geral das Nações Unidas iniciou nesta quinta-feira um histórico debate que deve aprovar a admissão de um Estado palestino com status de observador na organização.


Espera-se que uma esmagadora maioria de Estados membros apoiem a proposta do líder palestino Mahmud Abas para obter o status de Estado observador não membro, apesar da oposição de Israel e dos Estados Unidos.


Abbas disse que a atribuição do status à Palestina é "a última oportunidade de salvar a solução de dois Estados", permitindo a paz entre os palestinos e Israel.


"Esperamos que a Assembleia conceda à Palestina um status de Estado observador não membro", declarou o embaixador sudanês Daffa-Alla Elhag Ali Osman, que abriu os debates. "Este é um dia histórico", acrescentou.

.