(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Imprensa destaca fracasso do dirigente catalão Artur Mas


postado em 26/11/2012 08:01 / atualizado em 26/11/2012 08:06

A imprensa espanhola destaca nesta segunda-feira o fracasso do projeto de soberania do dirigente nacionalista catalão Artur Mas, que viu a diminuição de sua maioria no domingo nas eleições desta região do nordeste da Espanha.


"Mas entra para a história", afirma o jornal El Mundo, antes de acrescentar com ironia que "protagoniza o maior ridículo eleitoral em 30 anos de política autonômica".


Artur Mas, cuja coalizão de direita CiU permanece como a maior força política do Parlamento regional, perdeu a aposta: ao convocar eleições antecipadas, esperava conseguir a maioria absoluta para apoiar o projeto de referendo por um Estado próprio na Europa.


Mas, um conservador moderado, parece ter sido vítima de um discurso ambíguo, no qual evitou a palavra "independência", e de sua política de austeridade praticada há dois anos, à sombra de Madri: CiU (Convergência e União) conseguiu 50 dos 135 deputados do Parlamento regional, contra 62 cadeiras anteriormente.


"O plano de Mas afunda nas urnas", afirma o El País. O presidente catalão perde dezenas de milhares de votos apesar da alta participação, recorda o jornal.


"Mas perde seu plebiscito", destaca o conservador ABC.


"A Catalunha rejeita a independência", apesar de uma forte escalada da esquerda independentista nesta votação.


A imprensa catalã também reconheceu o fracasso do líder nacionalista. O jornal La Vanguardia tem como manchete "Duro castigo a Mas" e considera que o presidente tem o futuro complicado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)