A presidente Dilma Rousseff expressou nesta segunda-feira preocupação com a situação de violência na Faixa de Gaza, motivada pelo conflito entre Israel e a Palestina. O assunto foi tratado durante reunião com o primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, nesta manhã, em Madri.
“Expressei minha preocupação com a situação de violência na Faixa de Gaza que tanto sofrimento já causou ao povo daquela região. O processo de paz entre Israel e Palestina, cujo único caminho possível é a coexistência pacífica dos dois estados, permanece como condição fundamental para a paz na região e no mundo”, disse durante declaração à imprensa.
No domingo, a presidente recebeu um telefonema do presidente do Egito, Mohamed Mursi. Ele manifestou preocupação com o agravamento do conflito entre Israel e a Palestina e disse considerar importante que o Brasil exerça sua influência sobre o assunto, inclusive no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU).
Leia Mais
Sobe para 61 número de palestinos mortos por ataques em GazaAtaques israelenses matam 13 em Gaza apenas nesta manhãPalestina conquista status de Estado observador da ONUONU discutirá status de observador para Palestina ONU discute concessão de novo status à Palestina, o que pode abrir espaço para criação do Estado autônomoAtaques israelenses contra Gaza deixam 21 mortos nesta segunda, total chega a 94Israel admite que 33% das mortes em conflito são de civisA sequência de ataques de Israel à Faixa de Gaza já matou pelo menos 60 palestinos. Os bombardeios israelenses na Faixa de Gaza se intensificaram na semana passada, depois do assassinato do chefe do braço armado do grupo palestino Hamas, Ahmed Jabari..