Jornal Estado de Minas

Preocupação nacional

Na China, virou moda usar crianças em furtos

- Foto: Reprodução / rocketnews.com Os furtos cometidos por crianças estão atingindo níveis epidêmicos e preocupando autoridades chinesas, segundo a imprensa internacional. Um dos exemplos pode ser visto no vídeo abaixo, de novembro deste ano, que ganhou o nome de “Menina fica entediada e rouba telefone em loja". Mas os próprios comentários no vídeo indicam que a criança não parece estar entediada, e sim, muito bem treinada. Assista à ação da pequena ladra:

De acordo com o site Rocket News, uma pesquisa mostrou que a situação é bem comum. No vídeo "Menina rouba computador da Apple Store", de agosto deste ano, a câmera de segurança captura uma menina que aparenta ter menos de 10 anos levando um computador. Para assistir ao vídeo, clique aqui: 
Little girl stealing computer from Apple store
Em outubro de 2012, outro registro mostra uma jovem e sua mãe saqueando uma loja de eletrônicos. Segundo um jornal Chinês, a dupla teria cometido furtos nas localidades de Ningming, Xingan, Binyang e Longzhou. Nestes casos, as supostas mãe funcionam como vigias e bloqueiam a visão dos fiscais ou seguranças da lojas. Segundo o Evening News, cidadãos chineses têm se revoltado com o crescimento do número de ocorrências desse tipo, embora não haja uma estatística oficial.
Especialistas deram entrevista às redes de TV locais, mostrando-se preocupados com a saúde mental dessas crianças..