Jornal Estado de Minas

Trabalho lento

Túmulo de Arafat começa a ser aberto para investigação sobre causas da morte

Cadáver será exumado para permitir avanço da investigação sobre possível assassinato. Especialistas suíços detectaram quantidades anormais de polônio nos bens pessoais de Arafat

AFP

No último domingo, palestinos lembraram os oito anos da morte do líder - Foto: AFP PHOTO/JAAFAR ASHTIYEH
Funcionários palestinos começaram a abrir o túmulo do dirigente palestino Yasser Arafat com o objetivo de obter elementos para a investigação sobre as causas da morte do líder palestino, informou uma fonte ligada à família.


"Hoje começaram a tirar o cimento e as pedras do mausoléu de Arafat. O trabalho continuará durante pelo menos 15 dias", declarou a fonte, que pediu anonimato.


"As operações continuarão até chegar à camada de terra que cobre o corpo, que será removida na chegada dos juízes franceses, especialistas suíços e dos investigadores russos envolvidos", completou.


O mausoléu de Arafat estava oculto por grandes toldos, assim como a entrada da Muqata, a sede da presidência da Autoridade Palestina.


O cadáver de Arafat deve ser exumado em 26 de novembro para que os juízes franceses responsáveis pela investigação sobre um possível assassinato e os especialistas suíços que detectaram quantidades anormais de polônio nos bens pessoais de Arafat retirem mostras.