Jornal Estado de Minas

NY vira cidade fantasma devido a passagem do Furacão Sandy

Poucas pessoas eram vistas em Manhattan, uma das áreas mais movimentadas do mundo - Foto: Spencer Platt/Getty Images/AFP
O furacão Sandy, que se desloca rumo à Costa Leste dos Estados Unidos, pode ser a maior tempestade já registrada no país. O furacão colocou a cidade de Nova York em alerta, já que sua passagem pode causar alagamento em boa parte da cidade. Pela primeira vez em quase 30 anos a bolsa de valores não abriu e funcionou apenas pela internet. O sistema de transporte público de toda a cidade foi paralisado no domingo e o Aeroporto John F. Kennedy teve todas suas operações suspensas, o que provocou o cancelamento de voos para a cidade. Aproximadamente 7400 voos foram cancelados.
Galeria de fotos do Furacão Sandy em Nova York

Ao se aproximar da Costa Leste o furacão ganhou força e passou a registrar ventos de até 150 quilômetros por hora. A tempestade provocou 44 mortes durante a passagem pelo Haiti e outras 11 vítimas em Cuba.

Medidas de segurança foram adotas e pelo menos 375 mil pessoas tiveram que ser retiradas das áreas de risco, houve grande correria aos supermercados e lojas de conveniência para que a população estocasse comida e água em casa. A Ilha de Manhattan ficou praticamente deserta ao longo desta segunda-feira. As ruas da cidade estavam praticamente desertas e alguns pontos contavam com forte esquema de segurança. Barricadas de sacos de areia e tapumes para proteger as janelas mudaram a paisagem de uma das maiores metrópoles do planeta.

Pouco antes da chegada de Sandy, o presidente Barack Obama fez um comunicado a população, pedindo que os moradores se preparem para enfrentar a tempestade e que os habitantes das zonas vulneráveis acatem as ordens de evacuação das autoridades locais. A tempestade também alterou a agenda política americana às vésperas das eleições. Obama, candidato a reeleição, cancelou viagens pelo país para coordenar o enfrentamento ao furacão. Já Mitt Momney cancelou a agenda de compromissos de segunda e terça feira em solidariedade aos moradores das áreas por onde o furação deve passar.

No Brasil, a TAM Linhas Aéreas emitiu um comunicado sobre os cancelamentos de voos dos Estados Unidos. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) pediu que os passageiros com voos marcados para a Costa Leste confirmem com as companhias aéreas se o horário do voo foi alterado e sobre possíveis remarcações.

- Foto: Arte / Soraia Piva

Com agências