Jornal Estado de Minas

Aumentam para 205 doentes com meningite por remédio contaminado nos EUA

AFP
O número de pessoas doentes por causa de uma meningite fúngica nos Estados Unidos, atribuída a um remédio contaminado, subiu para 205, segundo os últimos números das autoridades sanitárias, que também mantiveram em 15 o número de mortos.
Catorze estados foram afetados pela doença. O maior registro ocorreu no Tennessee (sul), onde foram contados 53 casos e seis mortes, seguido de Michigan (norte), com 41 casos, e Virgínia (leste), com 34.

Flórida, Maryland, Minnesota, Nova Jersey, Indiana, Carolina do Norte, Ohio, Idaho, Illinois, e o Texas nas últimas horas também registraram casos.

As autoridades sanitárias notificaram mais de 14.000 pessoas em 23 estados que podem ter recebido doses do esteroide contaminado. No entanto, poderiam passar semanas ou até meses antes de que haja uma contagem final de casos, pois esta infecção mortal tem um longo período de incubação.

As infecções estão vinculadas a um esteroide que costuma ser injetado na coluna para tratar dores nas costas.

Os sintomas mais comuns de meningite aparecem de uma a quatro semanas após a injeção, mas em alguns casos podem surgir depois de vários meses, segundo autoridades sanitárias.

A meningite fúngica é uma infecção pouco frequente e não transmissível, que inflama as membranas que protegem o cérebro e a medula espinhal.