Jornal Estado de Minas

Baleia jubarte encalha e vai parar dentro de piscina pública na Austrália

Carcaça do animal interditou praias e sua retirada constitui desafio para autoridades

  - Foto: REUTERS/Daniel Munoz

A semana no balneário de Newport Beach, nas proximidades de Sydney, na Austrália, foi marcada por praias fechadas e um sentimento de tristeza. O motivo é o corpo de uma baleia jubarte, com 12 metros de comprimento e 30 toneladas de peso, que acabou indo parar dentro de uma piscina pública à beira-mar. O animal encalhou na costa e durante uma noite de maré alta e águas agitadas.

 Veja imagens da baleia

 O animal está em estado de putrefação e representa um grande problema para as autoridades australianas, que ainda não sabem como retirá-la do local. Enquanto o problema não é solucionado, o governo australiano afixou placas proibindo a entrada de banhistas na praia, pois a carcaça pode atrair tubarões até a costa e está exalando mau cheiro a dezenas de metros de distância.

As autoridades australianas estudam um método para retirar a carcaça da piscina rochosa, que é abastecida pela própria água do mar. Uma das hipóteses é esperar que próxima maré alta leve naturalmente a carcaça de volta ao oceano. Se o plano não der certo, o corpo deverá ser içado por um guindaste ou esquartejado e retirado aos pedaços.

As jubartes são comuns na costa leste da Austrália durante os meses de junho e julho. O período é marcado pela migração dos animais para águas mais quentes, para procriação. Entre setembro e novembro, elas voltam para alimentar as águas da Antártida em busca de alimentos. Especialistas do país acreditam que a baleia pudesse estar doente ou velha demais para acompanhar o grupo.

 

- Foto: REUTERS/Daniel Munoz