Jornal Estado de Minas

Ativistas do Femen fazem protesto contra a Eurocopa 2012 em Paris

Ativistas francesas do Femen fizeram um protesto na frente da embaixada ucraniana em Paris - Foto: GUILLAUME BAPTISTE / AFP
Ativistas do Femen na França realizaram nesta sexta-feira uma manifestação na frente do consulado ucraniano em Paris. As feministas protestavam contra a realização da competição na Ucrânia, denunciando que a competição era realizada como forma de atrair homens para realizar turismo sexual no país.
Galeria de fotos do protesto em Paris

Em um vídeo postado na página do grupo, uma das manifestantes cobrou que a diplomacia francesa se manifestasse em relação a prostituição no país do Leste Europeu. "Encontramos uma porta fechada, mas isso não nos impede de dizer o que queremos. Outras manifestações já estão sendo preparadas", contou a ativista.

O protesto foi feito depois que a diplomacia francesa informou que nenhum dos membros do governo irá a Ucrânia para acompanhar as partidas da seleção durante os jogos da Eurocopa. A decisão dos diplomatas foi tomada em função da prisão de Ioulia Timochenko, líder da oposição na Ucrânia, detida desde o fim de 2011 acusada de abuso de poder. A primeira ministra alemã Angela Merkel também se mostrou favorável a um boicote diplomático à Eurcopa 2012.