Jornal Estado de Minas

Potências pedem diálogo sério ao Irã

AFP
As grandes potências pediram ao Irã o início de um diálogo sério e sem condições prévias sobre seu controverso programa nuclear, em uma declaração apresentada nesta quinta-feira ao conselho de ministros da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
"Pedimos ao Irã que se comprometa, sem condições prévias, com um processo de diálogo sério para dissipar as dúvidas sobre a natureza de seu programa nuclear", afirma a nota dos países do grupo 5%2b1 (Estados Unidos, China, Rússia, Grã-Bretanha, França e Alemanha) no texto.

Na terça-feira, a chefe da diplomacia europeia Catherine Ashton propôs ao Irã, em nome do grupo 5%2b1, retomar as discussões sobre o programa nuclear, sem revelar data ou local para as negociações.

Depois das duas missões da agência no Irã, consideradas decepcionantes pela AIEA, as grandes potências afirmam estar "preocupadas com o fato de que, apesar dos esforços realizados até agora, não se chegou a nenhum acordo" sobre as modalidades de verificações dos pontos apontados em um relatório crítico divulgado em novembro.

A AIEA destacou neste relatório a dimensão militar do programa nuclear iraniano, com base em elementos apresentados como confiáveis.