Jornal Estado de Minas

Palestinos pedem presença da ONU nos territórios ocupados

AFP
Representantes palestinos solicitaram nesta terça-feira ao Conselho de Segurança das Nações Unidas que envie uma delegação aos territórios ocupados para constatar os efeitos da política de colonização de Israel.
O representante palestino junto à ONU, Riyad Mansur, apresentou esta solicitação ao Conselho de Segurança, no momento em que o secretário-geral adjunto das Nações Unidas para Assuntos Políticos, Lynn Pascoe, descrevia a situação na Faixa de Gaza e na Cisjordânia como "perigosa (...) e insustentável".

Mansur declarou ter enviado uma carta aos 15 países membros do Conselho de Segurança para pedir que organizem uma visita o mais cedo possível.

Segundo diplomatas, esta iniciativa tem como base a campanha diplomática realizada por organismos palestinos para chamar a atenção sobre o impasse nas negociações com Israel.

Mansur e os representantes dos países membros do Conselho de Segurança analisaram "a explosiva situação nos territórios ocupados devido às provocações de Israel, que intensificou sua campanha de colonização".

"É um bom momento para que o Conselho visite a Palestina e para que seus membros vejam com os próprios olhos a realidade do povo palestino".