Jornal Estado de Minas

Eleições no Cazaquistão descumpriram princípios democráticos

AFP
As eleições legislativas de domingo no Cazaquistão, que deram a vitória ao partido do presidente Nursultán Nazarbayev, não cumpriram com "os princípios democráticos", afirmou nesta segunda-feira a Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE).
"Apesar das ambições do governo para reformar o processo democrático no Cazaquistão e organizar eleições de acordo com as normas internacionais, as legislativas de 15 de janeiro não cumpriram com os princípios fundamentais de uma eleição democrática", indicou a OSCE em seu informe preliminar publicado um dia após a votação.

"Tecnicamente, estas eleições foram bem organizadas e algumas mudanças legislativas foram efetuadas para permitir ao menos que um segundo partido tenha representação no parlamento", informou a OSCE.

"No entanto, as autoridades não criaram as condições necessárias para a organização de verdadeiras eleições pluralistas, condição essencial para o funcionamento de instituições democráticas", acrescentou.

Segundo os resultados preliminares publicados nesta segunda-feira pela comissão central, o partido de Nazarbayev, Nur Otan, ganhou com uma ampla maioria de 80,74% dos votos as eleições legislativas.