Jornal Estado de Minas

Risco de enchentes leva Holanda a retirar moradores de zona rural

Agência Estado
VAN DER VEEN / ANP / AFP - Foto: Holanda tem 25% de seu território abaixo do nível do mar e o rompimento de um dique ameaça alagar zonas povoadas
Dezenas de fazendeiros holandeses receberam um ordem do governo nesta quinta-feira para deixarem suas terras ao norte da capital da Holanda, por causa do risco cada vez maior que um dique arrebente e inunde a região inteira. O prefeito local, Ben Plandsoen, disse que a região poderá ficar alagada com pelo menos 40 centímetros de água se o dique quebrar.

Veja galeria de fotos da tempestade na Holanda

"O dique está saturado. Não sabemos se ele aguenta mais pressão" disse Plandsoen. A Holanda, país densamente povoado, com 17 milhões de habitantes, tem 25% das suas terras abaixo do nível do mar. Nos últimos dias, o país foi atingido por chuvas contínuas. As águas encheram os diques e canais de drenagem e valas de contenção não conseguem devolver água de volta para o mar.

O Ministério da Defesa afirmou que pelo menos 50 soldados estão em alerta, com botes infláveis, caminhões e ambulâncias, para o caso de uma retirada mais ampla de moradores ser necessária no norte do país. Mais cedo nesta quinta-feira, as autoridades bombearam milhões de galões de água para o Mar do Norte, o que reduziu um pouco o nível dos canais de drenagem.