Jornal Estado de Minas

Sírios atacam embaixada e consulados da Turquia

Turquia retira da Síria familiares de diplomatas e parte de seu pessoal

AgĂȘncia Estado AFP
Milhares de manifestantes atacaram a missão diplomática da Turquia na Síria, furiosos contra o apoio de Ancara à decisão da Liga Árabe de suspender o país, informou a agência de notícias Anatólia. Protestos simultâneos aconteceram em Damasco e nas cidades de Latakia e Aleppo, onde manifestantes conseguiram entrar no prédio do consulado, disse a agência de notícias.
Em Damasco, a polícia usou gás lacrimogêneo para dispersar cerca de mil manifestantes pró-regime que tentaram entrar na embaixada turca, disseram autoridades à Anatólia. Eles atiraram pedras e garrafas plásticas contra a embaixada. Enquanto isso, cerca de 5 mil manifestantes quebraram as janelas do consulado honorário da Turquia em Latakia e queimaram uma bandeira turca. Ninguém ficou ferido nos protestos, segundo a Anatólia.

Ontem, ministros da Liga Árabe decidiram suspender a Síria por não ter cumprido um acordo para acabar com as ações contra um movimento nacional que pede a renúncia do presidente Bashar al-Assad.

Turquia retira da Síria familiares de diplomatas e parte de seu pessoal

A Turquia decidiu neste domingo retirar da Síria as famílias de seus diplomatas e pessoal não-essencial, anunciou a agência de notícias Anatólia. Esta decisão foi tomada por razões de segurança, em seguida às manifestações violentas que visaram a instalações diplomáticas turcas na Síria na noite de sábado, segundo a Anatólia.