Jornal Estado de Minas

Premio Nobel de Literatura para o poeta sueco Tomas Transtroemer

AFP
- Foto: AFP PHOTO / SCANPIX SWEDEN / MAJA SUSLINO poeta sueco Tomas Transtroemer foi anunciado nesta quinta-feira pela Academia Sueca como o vencedor do Prêmio Nobel de Literatura.
"Por meio de imagens densas, límpidas, nos dá um novo acesso à realidade", anunciou a academia em um comunicado.

"A maior parte da obra poética de Transtroemer está caracterizada pela economia, de concreção e de metáforas expressivas", completa a academia sobre o poeta, de 80 anos, psicólogo de formação.

Em suas últimas obras Transtroemer "tende a um formato ainda mais reduzido e a um grau ainda maior de concentração", explica o comunicado.

O secretário da Academia, Peter Englund, declarou ao canal público de televisão sueco que conversou com o escritor e que Transtroemer ficou surpreso com o prêmio.

"Estava escutando música", contou Englund.

De acordo com o secretário, Transtroemer estava indicado desde 1973. Há 40 anos a Suécia não vencia o Nobel de Literatura.

Transtroemer afirma que a análise poética da natureza permite submergir nas profundidades da identidade humana e em sua dimensão espiritual.

"A existência de um ser humano não acaba onde acabam seus dedos", declarou um crítico sueco sobre os poemas de Transtroemer, que considera "orações laicas".

Tomas Transtroemer, cuja obra foi traduzida para quase 50 idiomas, sofreu em 1990 um acidente vascular cerebral que o deixou parcialmente hemiplégico e afásico.

Ano passado, o Nobel de Literatura foi atribuído ao peruano Mario Vargas Llosa.