Jornal Estado de Minas

Islã será principal fonte da legislação na Líbia

Presidente do Conselho Nacional de Transição faz discurso na cidade de Trípoli

AFP

Presidente do Conselho Nacional de Transição, ao centro, faz discurso na Praça dos Mártires, em Trípoli - Foto: AFP PHOTO MAHMUD TURKIA  

"O Islã será a principal fonte da legislação" na nova Líbia, declarou nesta segunda-feira à noite o presidente do Conselho Nacional de Transição (CNT), Mustafá Abdul Jalil, em seu primeiro discurso público em Trípoli. O número um do CNT fez tais declarações diante de milhares de líbios reunidos na Praça dos Mártires de Trípoli, dois dias depois de sua chegada à capital, a qual visita pela primeira vez desde o início da revolta contra o regime de Muamar Kadafi em 17 de fevereiro.

"Não aceitamos nenhuma ideologia extremista de direita ou de esquerda. Somos um povo muçulmano, com um Islã moderado, e vamos preservar essa via", completou. "Vocês estarão conosco, contra todos aqueles que tentarem roubar nossa revolução", completou diante da multidão.

Abdul Jalil disse que "a libertação de Trípoli é um milagre ocorrido com um mínimo de perdas" humanas. A aparição de Abdul Jalil esteve rodeada de rígidas medidas de segurança. O perímetro da Praça dos Mártires foi fechado ao trânsito.