Jornal Estado de Minas

EUA continua a tentar evitar uma adesão palestina na ONU

Devido ao bloqueio das negociações diretas, há quase um ano os palestinos decidiram dirigir-se à ONU

AFP
A diplomacia dos Estados Unidos tentará até o último momento evitar que os palestinos apresentem uma solicitação de adesão do Estado da Palestina - no dia 20 de setembro - à Organização das Nações Unidas (ONU), afirmou nesta sexta-feira o Departamento americano.
"Vamos usar todos os dias, todas as horas, para tentar levar as partes à mesa de negociações", prometeu a porta-voz americana Victoria Nuland. As autoridades palestinas confirmaram na quinta-feira sua intenção de apresentar esta solicitação de adesão às Nações Unidas durante a sessão anual da Assembleia Geral em Nova York, mas os Estados Unidos decidiram vetar essa iniciativa.

A administração Obama, encurralada entre seu respaldo a Israel e a perspectiva de agravar sua impopularidade no mundo árabe, sustenta que as negociações diretas entre as partes são a única maneira de alcançar uma solução dos Estados. As iniciativas "unilaterais", por outro lado, conduziriam a "uma escalada de tensões". "Seguiremos trabalhando, seguiremos esperando que as duas partes sigam trabalhando", disse Nuland.