(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Soldados de Kadafi se unem a rebeldes do Níger


postado em 06/09/2011 10:03 / atualizado em 06/09/2011 10:11

Rebeldes líbios comemoram no centro pelas ruas de Trípoli a tomada da cidade(foto: REUTERS/Youssef Boudlal )
Rebeldes líbios comemoram no centro pelas ruas de Trípoli a tomada da cidade (foto: REUTERS/Youssef Boudlal )


Um grande comboio de soldados líbios acompanhados por guerreiros da tribo Tuareg deixou a cidade de Agadez, no Níger, nesta manhã de terça-feira e está se dirigindo para a capital do país, Niamey, segundo noticiou Abdoulaye Harouna, dono do jornal Agadez Info.

De acordo com Harouna, quem está chefiando o comboio é o rebelde Tuareg Rissa ag Boula, que décadas atrás liderou uma fracassada guerra pela independência do território da tribo. Posteriormente ele fugiu para a líbia e acreditava-se que estava lutando ao lado de Muamar Kadafi.

Não está claro se o comboio inclui membros da família de Kadafi ou outros importantes integrantes do seu regime. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da França, Bernard Valero, disse que o país não sabe quem está no comboio. "Nós não temos mais informações. Nós estamos acompanhando o movimento e vamos verificar", comentou. Um oficial da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) disse mais cedo hoje que a aliança militar não tinha nenhuma informação sobre o grupo.

Acredita-se que o regime de Kadafi financiou a rebelião Tuareg no norte do Níger. O ex-líder líbio permanece popular em cidades como Agadez, onde a maioria da população é da tribo Tuareg.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)