(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VENEZUELA

Chávez ordena nacionalização da exploração de ouro

Presidente declarou que a medida ajudará a impulsionar a produção e fortalecer o Estado frente à crise financeira mundial


postado em 23/08/2011 19:17 / atualizado em 23/08/2011 19:30

Segurando uma barra de ouro nãos mãos, Chávez sorri depois de assinar decreto(foto: AFP PHOTOS/HO)
Segurando uma barra de ouro nãos mãos, Chávez sorri depois de assinar decreto (foto: AFP PHOTOS/HO)


O presidente venezuelano, Hugo Chávez, assinou nesta terça-feira uma lei que nacionaliza as atividades de exploração do ouro. O projeto pretende aumentar as reservas internacionais do país, assim como combater o contrabando do mineral e a degradação ambiental.

A nova lei "reserva ao Estado as atividades de exploração do ouro, assim como as ligadas a esta", disse o presidente ao assinar o decreto. A assinatura foi durante um conselho de ministros e foi transmitida por todas as rádios e emissoras venezuelanas.

"Com o objetivo de continuar dando força à independência nacional, à independência econômica (...) assino este decreto nacionalizando o ouro", completou o presidente, que em dezembro de 2010 foi habilitado com poderes especiais para legislar sem passar pelo Parlamento.

O presidente indicou que será iniciado um processo de negociação com as companhias e as concessões serão revisadas.

"As pequenas mineradoras agora deverão migrar, assim como as grandes mineradoras, para a forma de empresas mistas com maioria estatal", afirmou Chávez. Atulamente, a companhia russa Rusoro explora uma jazida de ouro no estado de Bolívar (sul) e a cubana Geominsal realiza a avaliação de reservas, ambas em associação com a estatal Minerven.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)