(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Manifestação no Egito em defesa de um Estado "civil"


postado em 12/08/2011 18:04

Cerca de 150 pessoas se reunira nesta sexta-feira na Praça Tahrir do Cairo, epicentro dos protestos no país, para pedir um Estado "civil", algumas horas depois da visita do chefe de Estado de fato, o marechal Tantawi.

"Civil, civil!", gritavam os manifestantes, que exibiam uma enorme bandeira egípcia, segundo jornalistas da AFP. "Abaixo o poder militar!", gritavam outros. A polícia, que montou um forte aparato de segurança, recebeu reforços no início da noite.

Breves confrontos opuseram manifestantes e policiais quando aqueles começaram a lançar pedras e garrafas de água. Alguns membros das forças de ordem jogaram os objetos de volta.

Essa manifestação, que seguiu o "iftar" (comida de ruptura do jejum do Ramadã), ocorreu em resposta a um grande protesto de islamitas nesta mesma praça em 29 de julho. Os manifestantes pedem um Estado "civil" não religioso.

Cerca de 30 grupos convocaram a manifestação desta sexta-feira "por amor ao Egito", mas a maioria decidiu adiá-la para 19 de agosto para "se preparar melhor", segundo a imprensa local.

Poucas horas antes, o marechal Hussein Tantawi, chefe do Conselho Supremo das Forças Armadas (CSFA) que dirige o país desde a demissão em 11 de fevereiro do presidente Hosni Mubarak, passou as tropas de segurança em revista na praça, segundo a agência oficial Mena.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)