Jornal Estado de Minas

Secretário-geral da ONU visita regão de terremoto e de tsunami no Japão

AFP
"Vim aqui para expressar minha solidariedade, a solidariedade das Nações Unidas com as autoridades de Fukushima", disse Ban - Foto: AFP PHOTO/HO/UN/ EVAN SCHNEIDER
O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, visitou nesta segunda-feira no Japão a região afetada por um terremoto, um tsunami e um acidente nuclear.

Ban é uma das maiores personalidades internacionais a se aproximar da central atômica de Fukushima Daiichi, gravemente afetada por uma onda gigante no dia 11 de março. "Vim aqui para expressar minha solidariedade, a solidariedade das Nações Unidas com as autoridades de Fukushima, e em particular com as pessoas afetadas no distrito", disse Ban ao governador da região, Yuhei Sato. "O acidente da central nuclear de Fukushima Daiichi nos ensinou grandes lições. Devemos refletir com o objetivo de melhorar nossa segurança e nossa capacidade de resposta ante urgências deste tipo".

No total, 85.000 pessoas foram retiradas dos arredores da central nuclear depois que o tsunami provocou o mais grave acidente nuclear desde Chernobyl há 25 anos.