Jornal Estado de Minas

Julgamento de Mubarak adiado até 15 de agosto

AFP
Hosni Mubarak, declarou-se inocente das acusações de corrupção e cumplicidade nos assassinatos de manifestantes no início de seu julgamento - Foto: REUTERS/Egypt TV via Reuters TV
O julgamento de Hosni Mubarak e seus dois filhos foi adiado até 15 de agosto, anunciou nesta quarta-feira o presidente do tribunal, Ahmed Rafaat, que ordenou que o ex-presidente egípcio permaneça num hospital perto do Cairo até a próxima audiência. Em compensação, o julgamento do ex-ministro do Interior e de seis chefes de polícia será retomado nesta quinta-feira.

Clique aqui e veja a galeria de imagens


Mubarak e seus filhos Alaa e Gamal, acusados de envolvimento na morte de manifestantes e de corrupção, se declararam inocentes no Tribunal Penal do Cairo. "Nego completamente as acusações", declarou Mubarak, que compareceu ao tribunal em uma maca, antes que seus filhos tomassem a palavra para igualmente rejeitar as acusações.

A promotoria acusou Mubarak de ter concluído um acordo com o ex-ministro do Interior Habib el-Adli, que também está no banco dos réus, para matar "de maneira premeditada" os manifestantes que, em janeiro e fevereiro, protestaram contra o regime no Cairo e em várias províncias egípcias.

Além disso, a promotoria acusou Alaa e Gamal Mubarak de corrupção. No momento de tomar a palavra para negar as acusações, os filhos de Mubarak seguravam um livro, provavelmente um exemplar do Alcorão.