(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Eleição do presidente da Fifa: como funciona?


postado em 31/05/2011 15:12

O congresso da Fifa, aberto na noite desta terça-feira, hora local, em Zurique, deve reeleger na quarta-feira o atual presidente, o suíço Joseph Blatter. A eleição poderá acontecer por votação clássica ou por aclamação, procedimento previsto no estatuto da entidade.

- Quem vota?

Em teoria, cada uma das 208 federações associadas à Fifa tem direito a voto. Mas, neste ano, apenas 205 participam da votação. O regulamento estipula que federações que não disputaram competições da Fifa nos últimos quatro anos não podem participar. É o caso de três pequenas federações: Brunei, Sao Tomé e Montserrat.

- Como acontece a votação?

Se a opção escolhida for a votação clássica, é preciso conseguir os dois terços dos votos para eleger o presidente no primeiro turno. Se não for o caso, o vencedor será o candidato que obteve mais da metade dos votos no segundo turno. Blatter é, no momento, o único candidato, já que o catariano Mohammed Bin Hammam desistiu de participar das eleições e foi suspenso até o final das investigações que pesam contra ele sobre compra de votos.

- Como seria uma eleição por aclamação?

Este procedimento está previsto no estatuto da Fifa: na presença de apenas um candidato, a votação poderá acontecer por aplausos dos membros do congresso. Foi desta forma que Blatter foi reeleito para o seu terceiro mandato três anos atrás.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)