(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

"Marcha do silêncio" por desaparecidos no Uruguai


postado em 21/05/2011 11:04

Milhares de pessoas participaram nessa sexta-feira em Montevidéu de uma marcha anual em memória dos desaparecidos durante a última ditadura (1973-1985), no mesmo dia em que fracassou um projeto para anular uma lei que evitou a investigação de violações dos Direitos Humanos neste período.

Convocada todos os dias 20 de maio desde 1996 pela organização Mães e Familiares de presos desaparecidos, a marcha percorreu cerca de 20 quadras desde a Praça dos Desaparecidos até a Praça Liberdade.

A multidão caminhou em silêncio, sem velas, flores, nem bandeiras partidárias, segurando fotos dos desaparecidos e atrás de um gigantesco cartaz com a legenda "Verdade e justiça, direito de todos, responsabilidade do Estado".

Ao chegar à Praça Liberdade foram pronunciados os nomes das pessoas desaparecidas e o hino nacional foi entoado.

Durante a ditadura uruguaia quase 200 opositores desapareceram, em sua maioria na Argentina, pela colaboração entre as duas ditaduras no âmbito do plano Condor.

A marcha de sexta-feira ocorreu no mesmo dia que a governante Frente Ampla (esquerda) não conseguiu a maioria necessária para anular uma lei que evitou investigações sobre violações aos direitos humanos na ditadura do país.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)