(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Itália reafirma desconhecer localização de Kadafi

O país também negou que as ações da Otan sejam direcionadas ao ditador líbio


postado em 11/05/2011 10:33

A Itália, que integra a missão internacional na Líbia, confirmou que as autoridades não sabem a localização do ditador Muammar Kadafi, que não aparece em público há 10 dias. "Não tenho ideia de onde ele possa estar, e não me aventuro em hipóteses", afirmou o ministro italiano das Relações Exteriores, Franco Frattini.

O ditador não é visto desde o último dia 30 de abril, data em que um bombardeiro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) matou o filho mais novo de Kadafi e três de seus netos.

O chanceler, no entanto, destacou que "Kadafi nunca foi o objetivo da missão militar", que é de "proteger os civis" e evitar um "banho de sangue".

A aliança alega que os alvos do ataque são estritamente militares, mas vem lançando bombas em zonas residenciais.

De acordo com o ministro italiano da Defesa, Ignazio La Russa, "não há uma caça a Kadafi". "Não tenho nenhuma notícia de Kadafi, confirmo aquilo que já foi dito, de que não existe nenhum plano da Otan para procurá-lo", garantiu.

Os rebeldes líbios, por meio de uma página no site de relacionamentos Facebook, afirmam que o ditador fugiu para um lugar desconhecido.

As Nações Unidas, por sua vez, pediu um cessar-fogo imediato na Líbia. Em declarações à ANSA, a porta-voz da Otan Carmen Romero contou que a aliança também deseja um "fim imediato" da violência na Líbia.

Já a União Europeia (UE) anunciou hoje a intenção de abrir um escritório de representação em Benghazi para "apoiar" o Conselho Nacional de Transição (CNT) líbio, formado por rebeldes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)