(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mubarak pode ser condenado à forca no Egito


postado em 15/04/2011 08:51

Segundo o magistrado, Adli afirmou que Mubarak ordenou que ele usasse a força contra os protestos(foto: REUTERS/Amr Abdallah Dalsh )
Segundo o magistrado, Adli afirmou que Mubarak ordenou que ele usasse a força contra os protestos (foto: REUTERS/Amr Abdallah Dalsh )


O ex-presidente egípcio, Hosni Mubarak, detido esta semana em uma investigação sobre a violenta repressão das manifestações, pode ser condenado à forca se condenado, informou a imprensa oficial nesta sexta-feira.

Mubarak e seus filhos Gamal e Alaa foram detidos na quarta-feira por 15 dias como parte de uma investigação judicial sobre a repressão contra os manifestantes que derrubaram seu regime, após uma mobilização massiva entre janeiro e fevereiro. Ao todo, 800 pessoas foram mortas.

O jornal oficial Al Ahram citou nesta sexta-feira uma declaração do presidente da corte de apelações do Cairo, Zakaria Chalach, afirmando que Hosni Mubarak pode ser executado se for considerado culpado de provocar a morte dos manifestantes de maneira premeditada.

Chalach indicou ainda que o depoimento do ex-ministro do Interior de Mubarak, Habib Al Adli, também acusado por ordenar os disparos contra os manifestantes, o transforma em cúmplice se confirmado.

Segundo o magistrado, Adli afirmou que Mubarak ordenou que ele usasse a força contra os protestos.

"Se isto for provado, (Mubarak) receberá a mesma pena que a pessoa que coordenou (a repressão), e pode ser uma execução se demonstrarmos que os manifestantes pacíficos foram mortos de maneira premeditada", disse.

Se não tiver havido premeditação, o ex-presidente será condenado à prisão perpétua. Entretanto, se o tribunal concluir que as ordens de Mubarak levaram os agentes repressores apenas a ferir os manifestantes, ele pode ser sentenciado a três ou cinco anos de prisão.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)