Jornal Estado de Minas

Mostra ilustra a percepção de imundície ao longo dos séculos

Uma mostra inaugurada nesta semana em Londres expõe formas como a sujeira foi vista por diferentes culturas ao longo de vários séculos.

Ilustração compara o rio Tâmsia a uma sopa de monstros, devido ao grande número de micro-organismos em suas águas - Foto: BBCA exposição Dirt: the Filthy Reality of Everyday Life, que poderia ser traduzido como ''Sujeira: a Imunda Realidade da Vida Cotidiana'', em cartaz na Wellcome Gallery, usa ilustrações, pinturas, fotografias, peças científicas e mapas que mostram a aversão e fascinação exercida pela imundície.
Há desde um urinol usado pelos romanos até uma instalação de um artista contemporâneo na qual ele cria um ''tapete de sujeira''.

Clique aqui para conferir a galeria das muitas faces da imundície



A exposição destaca ainda como a noção de limpeza foi utilizada para justificar o preconceito racial, desde em imagens dos primórdios da publicidade até por cientistas alemães cooptados pelos nazistas.

Chamam atenção ainda ilustrações e fotos destacando as condições esquálidas de vida na Inglaterra vitoriana, como uma vestimenta especial criada para evitar o contágio do cólera.