Jornal Estado de Minas

A mágica dos olhos de Liz Taylor

Gracie Santos
- Foto: AFP PHOTO / GABRIEL BOUYS
Ela conhecia o poder de seus olhos violet blue (azul violeta) e soube usá-los em cena como poucos. Lacrimejantes, sorridentes, lânguidos, sedutores... Elizabeth Taylor desfilou seu belo par de olhos em closes inesquecíveis. Extremamente raros, os olhos de Liz Taylor ficarão para sempre na retina dos fãs. Caso do ofltamologista Etelvino Coelho, diretor do Centro de Correção de Visão a Laser, em Belo Horizonte. Ele explica como “nascem” os violet blues: “Trata-se de uma variação dos olhos azuis causada por pouca pigmentação nos olhos, o que permite que os vasos sanguíneos vermelhos os permeiem, criando a coloração violeta da íris.”

Três elementos principais dentro da íris determinam sua cor: a melanina do epitélio (tecido epitelial) pigmentar, a melanina dentro do estroma (tecido de sustentação) e a densidade celular do estroma. Científico demais? Resumindo: o que torna um olho diferente do outro é exatamente a melanina no estroma da íris. “Quanto mais melanina o olho tiver, mais para o lado do marrom ele vai. Quanto menos, mais para o lado do azul ele tende”, esclarece Etelvino Coelho.

Trocando em miúdos, tudo depende da velha e boa genética, que, com todas as misturas de raças, resultou em seis cores, descritas conforme escala de Martin Schultz: azul, castanho, cinza, verde, vermelho (isso mesmo) e violeta. Como assim, olhos vermelhos? “O que ocorre é um efeito de olhos vermelhos, que pode aparecer sob certas condições de iluminação devido à quantidade extremamente baixa de melanina, permitindo que os vasos sanguíneos penetrem completamente na íris”, explica o especialista.

Há até mesmo mapeamento que mostra a distribuição das cores dos olhos pelo mundo (basta digitar ‘cor dos olhos’ no Google). Agora, se você é como a grande maioria dos mortais e não teve a sorte de Liz Taylor, nem tudo está perdido. Quer saber o que fazer para ter violet blues? São duas opções, diz o oftalmologista: “Pode-se mudar a cor dos olhos por meio de lentes cosméticas, mas sempre com a ajuda de um especialista, ou então partir para a cirurgia de mudança da cor dos olhos.” O procedimento consiste em introduzir uma lente intraocular com o pigmento à escolha do paciente.