Jornal Estado de Minas

Equipes de resgate encontraram quase 2 mil corpos no Japão

AFP

Busca por vítimas continua em várias regiões do país - Foto: AFP PHOTO / JIJI PRESS

As equipes de resgate encontraram nesta segunda-feira quase 2 mil corpos na costa da província japonesa de Miyagi, região nordeste do país, afetada na sexta-feira por um violento terremoto e tsunami, informou o canal de televisão NHK, que citou fontes do governo.

Quase mil corpos foram encontrados em praias da península de Ojika, segundo a emissora. Outros mil cadáveres foram localizados em Minamisanriku, uma cidade portuária devastada na sexta-feira pelo terremoto e pela onda gigante.

Risco minimizado

A Agência de Segurança Nuclear do Japão descartou nesta segunda-feira a possibilidade de um acidente do tipo Chernobyl na central de Fukushima, informou o ministério da Estratégia Nacional. "Não há nenhuma possibilidade, em absoluto, de um Chernobyl", declarou Koichiro Genba, reproduzindo a opinião da Agência de Segurança Nuclear e Industrial

Veja o infográfico sobre a tragédia

 

Os sistemas de resfriamento de três dos seis reatores da central de Fukushima 1 estão avariados e, em consequência das operações destinadas a deter um início de fusão, duas explosões foram registradas nos edifícios dos reatores 1 e 3, mas estes não foram danificados.

Tsunami

O alerta de tsunami decretado no final da manhã desta segunda-feira no Japão foi suspenso às 13h local (1h de Brasília) pelas autoridades de diversas prefeituras do litoral. "No momento não há mais risco de tsunami, mas pedimos à população que fique alerta", declarou à AFP um funcionário da prefeitura de Fukushima. O alerta foi deflagrado após um helicóptero dos bombeiros avistar uma vaga de três metros seguindo em direção à costa.