(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Libaneses protestam contra arsenal do Hezbollah


postado em 13/03/2011 13:18

Dezenas de milhares de libaneses foram às ruas neste domingo em Beirute para protestar contra o arsenal do Hezbollah. A manifestação marcou o sexto aniversário da chamada "Revolução do Cedro", iniciada depois do assassinato do então premier, Rafic Hariri, no qual o grupo xiita poderia estar envolvido, segundo as investigações.

Pela manhã, a multidão dirigiu-se à Praça dos Mártires, no centro da cidade, atendendo a convocação do primeiro-ministro em exercício Saad Hariri, filho do líder morto.

O governo de Hariri entrou em crise recentemente pela demissão dos ministros do Hezbollah e de seus aliados que exigiam a desautorização pelo país do Tribunal Especial para o Líbano encarregado de identificar e julgar os suspeitos do assassinato, em 2005, de Rafic Hariri. Segundo o Hezbollah esse tribunal está "a serviço de Israel e dos Estados Unidos".

Em seu confronto com o partido xiita, acusado de envolvimento no assassinato, Saad Hariri, chegou a enfrentar uma "escolha corneliana": optar por esquecer o sangue derramado de seu pai "pela estabilidade do país" ou insistir até o final para que a justiça fosse feita.

Empregou toda sua energia na busca dos autores do ataque e considerou "histórica" a criação do Tribunal Especial para o Líbano (TSL), encarregado do assunto, recusando-se finalmente a ceder.

Com a queda do governo causada pela demissão dos ministros do Hezbollah e de seus aliados, ele voltou a ser nomeado primeiro-ministro, uma vez que dispõe de maioria parlamentar.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)