Jornal Estado de Minas

Fotógrafo transforma objetos baleados em arte

O fotógrafo usa uma pistola de ar comprimido para atirar nos objetos e uma câmera criada especialmente para a função. Na foto, biscoitos pintados com cores vibrantes - Foto: Alan Sailer

Além de registrar belas imagens, outra especialidade do fotógrafo Alan Sailer é explodir objetos. Suas fotos mostram enfeites de Natal, laranjas, cenouras e brinquedos no exato momento que em são baleados.

Sailer usa uma pistola de ar comprimido para atirar nos objetos e, com uma câmera especialmente criada por ele para a missão. Usando flash sincronizado a laser e operando com uma velocidade do obturador extremamente baixa, ele registra o exato momento do impacto.

Clique aqui para ver mais fotos


O fotógrafo, que tem 55 anos, conta que seu estúdio fica na garagem de sua casa e que o local é extremamente bagunçado. “Explodir esses objetos faz muita sujeira. Eu gasto o mesmo tempo para limpar e para fotografar.”

Durante três anos, Sailer já fotografou milhares de objetos explodindo, que vão de frutas e verduras a maquiagem. Ele reconhece que o processo pode ser um pouco perigoso. “Uso óculos e protetores todo o tempo. Até hoje, só me machuquei com estilhaços de vidro.”

O fotógrafo explica sua preferência por armas de ar comprimido dizendo que armas de verdade o deixariam muito estressado. Além disso, ele diz que atirar com balas de verdade em sua garagem seria perigoso e ilegal. “Se eu usasse algo mais poderoso, poderia atirar em objetos maiores. Mas eu não gosto de atirar, só estou atrás de uma boa foto.”