(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Sarkozy tem rotina de 'presidente atlético' na Bahia


postado em 25/12/2008 20:30 / atualizado em 08/01/2010 03:54


Às vésperas de completar 54 anos, no dia 29 de janeiro, o presidente francês Nicolas Sarkozy exerce no sul da Bahia a liturgia do mito do presidente atlético, bon-vivant e saudável. Desde que chegou à Bahia, já correu duas tardes na praia de Itacarezinho, em Itacaré (436 km ao Sul de Salvador). Fez o primeiro cooper pouco antes do anoitecer de terça-feira, logo após desembarcar em Ilhéus e rumar para o Txai Resort, onde as diárias custam R$ 2,2 mil, e sua comitiva ocupa 11 bangalôs do complexo, eleito pelo The New York Times um dos 10 melhores destinos turísticos da atualidade. Os "aquecimentos" de Sarkozy duram em média 30 minutos.

O presidente corre contra a impopularidade crescente, os problemas com a crise econômica internacional e o cerco político. Na França, o porta-voz do Partido Socialista, Benoît Hamon, criticou seu governo por deixar uma "vácuo de poder" no Palácio do Eliseu - tanto Sarkozy quanto o primeiro-ministro François Fillon estão no estrangeiro (quem ocupa o cargo é a ministra do Interior, Michele Alliot-Marie). Fillon está no Cairo, Egito.

Os críticos do presidente francês aproveitam que quase todo o gabinete está fora do País para intensificar as críticas. Somente a ministra do Interior e a ministra da Saúde, Roselyne Bachelot, continuam governando.

Sarkozy e a primeira-dama Carla Bruni-Sarkozy passaram a noite de Natal na pousada, onde houve uma ceia para a família. Eles estão acompanhadas do pai de Carla, o italiano Maurizio Remmert, de quem ela não sabia da existência até 1996 (ela é fruto de uma experiência extra-conjugal de sua mãe, Marisa Tedeschi, com Remmert, mas sempre achou que o marido oficial de Marisa é que era seu pai).

Tartarugas

Nesta quinta, a tarde de Sarkozy e da primeira-dama da França teve uma cena inusitada. No começo da tarde, uma ninhada de tartarugas marinhas quebrou seus ovos num cercado de proteção construído por biólogos e começou a se dirigir à água bem na frente do Txai Resort. Os hóspedes do luxuoso condomínio pararam com o banho de sol e foram apreciar o espetáculo, fazendo um corredor de proteção para que as tartarugas pudessem chegar a salvo à água. Sarkozy e a mulher estavam na piscina no momento e, alertados pelos parentes, foram correndo para a praia apreciar o show das tartaruguinhas - cujo nome científico é Dermochelys coriacea, um animal ameaçado de extinção e que recebe atenção especial dos ambientalistas no Sul da Bahia.

Muitos hóspedes do resort tiravam fotos das tartarugas e ignoravam a primeira-dama e o presidente. Ela estava de chapéu, óculos escuros, um vestido indiano vinho de tecido amarrotado e ele vestia shorts e camiseta. Correram para ver o espetáculo sem se importar com os seguranças, que corriam atrás. Logo depois, voltaram para o interior do hotel. "Ele é uma pessoa simples, um exemplo para certas pessoas de nariz empinado", disse o empresário brasiliense José Ferreira, que assistiu à corrida de tartarugas pertinho do francês.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)