(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Artista francesa "humaniza" peixes em fotografias


postado em 08/12/2008 11:04 / atualizado em 08/01/2010 03:57

Segundo a artista, a imagem dos peixes
Segundo a artista, a imagem dos peixes "tem alcance global" (foto: Anne-Catherine Becker-Echivard)


A artista francesa Anne-Christine Becker-Echivard se especializou em retratar imagens da vida cotidiana em seu trabalho fotográfico, mas com um detalhe pouco usual: no lugar de pessoas, os personagens de suas fotos são peixes.

Cenas como uma linha de produção numa fábrica, uma aula de anatomia ou mesmo um freqüentador de um museu observando com atenção uma obra de arte ganham uma nova dimensão com a utilização dos animais como personagens.

Confira as imagens da BBC Brasil

Inseridas nos contextos criados pela artista para cada cena, as cabeças de peixes sem vida ganham uma expressividade que é inimaginável quando os animais são vistos em seu habitat natural.

Segundo a artista, sua escolha pelos peixes como objeto de seu trabalho se deve ao fato de que esses animais têm a capacidade de “passar uma mensagem global” e não têm gênero, podendo representar “o homem geral”.

Referências

Becker-Echivard começou a trabalhar com peixes há mais de uma década. Suas referências são, em sua maioria, literárias ou cinematográficas. Para cada obra, ela parte de uma idéia básica e constrói o cenário num trabalho meticuloso que muitas vezes pode tomar-lhe meses.

Para o figurino dos peixes, ela conta com a ajuda de sua mãe, que costura as roupas a partir das suas especificações.

Segundo ela, a utilização dos peixes em suas obras é uma maneira "obviamente" leve de expressar "uma grande variedade de emoções”, mas também “um método de comunicar minhas opiniões sobre este mundo”.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)