(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EUA, Grã-Bretanha, Brasil e ONU condenam ataques em Mumbai


postado em 27/11/2008 08:24 / atualizado em 08/01/2010 04:00



Governos reagiram aos atentados desta quarta-feira em Mumbai, na Índia, lamentando o ocorrido e ressaltando a disposição de ajudar o governo indiano. Segundo o Ministério das Relações Exteriores brasileiro, até o momento não há notícias de vítimas brasileiras.
Confira as reações do Brasil, dos Estados Unidos, da Grã-Bretanha e do secretário-geral da ONU.

Governo brasileiro

O Itamaraty divulgou a seguinte nota: “O Governo brasileiro recebeu com profundo pesar a notícia da ocorrência, hoje, 26 de novembro, de atentados terroristas na cidade indiana de Mumbai, em que dezenas de pessoas morreram.

Ao transmitir sentidas condolências aos familiares das vítimas e ao governo indiano, o governo brasileiro reafirma sua condenação veemente a todas as formas de terrorismo. Segundo informações transmitidas pelo Consulado do Brasil em Mumbai, não há registro de brasileiros entre as vítimas”.

Governo dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, ofereceu condolências ao povo indiano e às famílias das vítimas dos atentados, afirmou a porta-voz da Casa Branca, Dana Perino, em um comunicado.

“Nesta tarde, o Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca reuniu oficiais de contra-terrorismo e das agências de inteligência, assim como dos departamentos de Estado e Defesa. O governo dos Estados Unidos continua monitorando a situação, incluindo a segurança de nossos cidadãos, e está pronto para apoiar o governo da Índia”, diz o comunicado.

O Departamento de Estado também se pronunciou por meio de uma nota. “Os Estados Unidos condenam veementemente os ataques terroristas que ocorreram em Mumbai, Índia”, diz a mensagem do Departamento de Estado.

“Nós estamos monitorando a situação com muita atenção e apresentamos nossa disposição em dar apoio ao governo indiano neste momento em que lida com esta série terrível de ataques.

Nossas condolências às famílias e amigos das pessoas que morreram ou ficaram feridas. Até este momento, não estamos cientes de nenhuma vítima americana.”

Barack Obama

O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, também se pronunciou. Brooke Anderson, porta-voz da área de Segurança Nacional da equipe de transição de Obama, divulgou um comunicado no qual afirma que o futuro líder americano condena fortemente os ataques em Mumbai e que ele dedicou os seus pensamentos e orações às vítimas, famílias e ao povo da Índia.

''Estes ataques coordenados contra civis inocentes demonstram a grave e urgente ameaça do terrorismo. Os Estados Unidos devem continuar a fortalecer as suas parcerias com a Índia e nações em todo o mundo para erradicar e destruir redes terroristas. Nós nos posicionamos lado a lado com o povo da Índia, cuja democracia se mostrará mais resistente do que a ideologia odiosa que levou a estes ataques'', afirmou Brooke Anderson.

Gordon Brown

“Esses ataques ultrajantes serão respondidos com vigor. Eu enviei uma mensagem ao primeiro-ministro (indiano Manmohan) Singh, dizendo que a Grã-Bretanha está solidamente unida à Índia em sua resposta e oferece toda a ajuda necessária.

Estão sendo adotadas medidas urgentes para oferecer toda a proteção possível aos cidadãos britânicos na região.”

ONU

Um porta-voz do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, divulgou um comunicado onde ele condena os ataques da noite desta quarta-feira. “Este tipo de violência é totalmente inaceitável. O secretário-geral da ONU reitera sua convicção de que nenhuma causa ou demanda pode justificar ataques indiscriminados contra civis”, diz o comunicado.

Ban ainda ofereceu condolências às famílias das vítimas e se solidarizou com o governo indiano. Ela ainda pediu que os responsáveis pelos ataques sejam levados à justiça.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)