(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Oposição se aproxima da coalizão governista em pesquisa de intenção de voto


postado em 24/11/2008 12:51 / atualizado em 08/01/2010 04:00

O principal partido opositor uruguaio, Partido Nacional, está mais próximo da coalizão governista Frente Ampla na intenção de voto dos eleitores para as eleições presidenciais de outubro de 2009, segundo aponta uma pesquisa da Interconsult divulgada hoje pelo jornal local Ultimas Noticias.

Segundo a pesquisa, a Frente Ampla possui 40% das intenções de voto, com uma queda de 2 pontos percentuais com relação ao estudo anterior; o Partido Nacional (blanco), 36%; o Partido Colorado, 8%; e o Partido Independente, 2%. Cerca de 3% dos entrevistados afirmaram que irão votar em branco e 11% disseram estar indecisos.

Dessa forma, os blancos, que possuem o ex-presidente Luis Lacalle e o senador Jorge Larrañaga como seus principais pré-candidatos, diminuem para 4 pontos percentuais sua diferença para a aliança de esquerda no poder.

Nas eleições internas da Frente Ampla, os militantes reverteram a ordem de suas preferências, com o ex-ministro da Economia Danilo Astori ficando em primeiro com 46% da preferência, desbancando pela primeira vez o carismático José Mujica, que ficou com 41%.

O atual ministro da Indústria, Daniel Martinez, pré-candidato dos socialistas e que aparece como uma figura em ascensão dentro da coalizão, soma 9%.

Os uruguaios elegerão em outubro de 2009 o sucessor do presidente Tabaré Vázquez, que, apesar do movimento liderado por lideranças próximas, não aceitou concorrer à reeleição.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)