Jornal Estado de Minas

Professor da UnB é eleito juiz da Corte Internacional de Justiça da ONU

O professor Antônio Augusto Cançado Trindade foi eleito na quinta-feira (6) juiz da Corte Internacional de Justiça (CIJ) – principal órgão judiciário da Organização das Nações Unidas (ONU), com sede em Haia, na Holanda. Em nota, o Itamaraty divulgou que o governo brasileiro recebeu “com grande satisfação” a eleição.
O mandato de Trindade será de nove anos, a partir de 2009. De acordo com o comunicado, o professor recebeu o apoio de 163 membros da Assembléia Geral das Nações Unidas e de 14 membros do Conselho de Segurança. A votação, segundo o Itamaraty, foi a maior em toda a história das eleições para a Corte.

Autor de diversas obras jurídicas, Trindade é professor de direito internacional público na Universidade de Brasília (UnB) e no Instituto Rio Branco. É também titular do Instituto de Direito Internacional, na Bélgica. No Brasil, exerceu o cargo de consultor jurídico do Ministério das Relações Exteriores.

“Sua eleição para a CIJ é um reconhecimento da importante trajetória do professor no campo do direito internacional e da tradição jusinternacionalista do Brasil, que remonta à participação de Rui Barbosa na Conferência de Haia”, diz a nota.

A CIJ é responsável por deliberar questões jurídicas entre Estados e responder a consultas de órgãos ou agências especializadas da ONU. De acordo com o Itamaraty, Trindade será o quinto brasileiro a integrar o corpo de juízes da Corte.