(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ex-primeiro-ministro é condenado na Tailândia


postado em 21/10/2008 09:23 / atualizado em 08/01/2010 04:09

Uma corte tailandesa considerou o ex-primeiro-ministro Thaksin Shinawatra culpado por corrupção e o sentenciou a dois anos de prisão. A medida pode aprofundar ainda mais a crise política vivida pelo país. O veredicto foi o primeiro contra o ex-líder desde que ele foi derrubado em um golpe militar em 2006. Thaksin já era na época acusado de corrupção e abuso de poder.

O resultado do julgamento era esperado. Thaksin, de 59 anos, deixou o país e está na Inglaterra, onde vive com a mulher, Pojaman, de 51 anos, também acusada. A Suprema Corte a inocentou. As autoridades tailandesas ainda não começaram a trabalhar pela extradição de Thaksin. "O réu era primeiro-ministro na época. Ele deveria ter sido honesto e ético e não ter violado leis anticorrupção", afirmou Thongloh Chomngam que liderou um painel de nove juízes para decidir sobre o caso, envolvendo supostas vantagens obtidas pela mulher do ex-primeiro-ministro.

Com a decisão da Suprema Corte, Thaksin tornou-se o primeiro político a ser condenado por algo realizado enquanto estava no cargo. Porém a corte fez pouco para resolver o impasse político nacional. Thaksin permanece uma figura influente no país, adorado no campo e pelos mais pobres em geral e odiado pela elite urbana. Seu cunhado, Somchai Wongsawat, é o atual primeiro-ministro. O atual líder é acusado pelos oposicionistas de ser um fantoche de Thaksin e sofre pressão para que deixe o cargo. Thaksin, que ficou no poder entre 2001 e 2006, enfrenta ainda vários processos. O ex-primeiro-ministro nega qualquer irregularidade.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)