(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Olimpíadas geram boom de nascimentos na China

Nos primeiros nove meses deste ano, a província mais populosa do país registrou mais de 1 milhão de nascimentos


postado em 16/10/2008 15:34 / atualizado em 08/01/2010 04:11


PEQUIM - As Olimpíadas de Pequim produziram um verdadeiro boom na taxa natalidade chinesa. Apenas na província de Guangdong, nos primeiros nove meses deste ano, houve mais de 1 milhão de nascimentos, e até dezembro outros 200 mil bebês devem vir à luz.

"Existem muitos motivos para este aumento", explicou Zhang Feng, diretor do Comitê Sobre População Provincial e Planificação Familiar.

Em primeiro lugar estão os 70 mil filhos de imigrantes, em contínuo aumento em Guangdong que, com mais de 100 milhões de habitantes, é a província mais populosa da China.

Outros 30 mil bebês são fruto do afrouxamento da política do filho único. Desde 2002, as restrições têm diminuído e atualmente os casais com um único filho podem ter outro bebê.

"A isso podemos acrescentar o fato de que muitos queriam ter um filho no ano das Olimpíadas", disse Zhang.

Preocupante, no entanto, permanece o desequilíbrio entre o número de bebês do sexo masculino e feminino. Na província de Guangdong, por exemplo, a taxa é de 1,15 meninos para cada menina.

"Se o governo não tomar alguma providência, em 2020, 4,6 milhões de chineses serão obrigados a ficar solteiros", alertou Zhang.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)