Primeiro ciclo: Linguagem e pensamento computacional e língua inglesa
O planejamento da professora de inglês contemplava que os grupos construíssem um diálogo entre dois personagens, utilizando a língua inglesa. A atividade foi dividida em três etapas, e os alunos:
1– providenciaram fotos dos próprios quartos, contendo objetos já trabalhados no livro didático. Essas fotos foram utilizadas como cenário (plano de fundo) na plataforma de programação Scratch;
2 – desenvolveram animações e diálogos em inglês entre os personagens, dentro do cenário (quarto), considerando o posicionamento dos objetos e uso das preposições (in, on, under);
3 – apresentaram o trabalho final (história com os personagens dentro dos quartos) e foram avaliados.
Segundo ciclo: Linguagem e pensamento computacional e ciências
Para a disciplina de ciências, a intenção foi dar prosseguimento à atividade realizada com o inglês, mas aprofundando o nível de proficiência na linguagem Scratch. As etapas foram as seguintes:
1 – os alunos foram ao Rancho Loyola (Itabirito – MG) e fizeram um trabalho de campo, registrando algumas fotos. As imagens foram utilizadas como cenário para a atividade;
2 – a partir dos registros feitos no rancho, os alunos desenvolveram diálogos entre os personagens, considerando problemas ambientais encontrados na região.
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Estudantes desenvolvem pensamento lógico usando jogos e computadoresAulas de lógica com jogos de tabuleiro são diversão garantida4 – https://scratch.mit.edu/studios/1496560/ Os trabalhos foram postados em um estúdio, criado e gerenciado pelos professores. Assim, os alunos puderam avaliar e comentar os trabalhos desenvolvidos por outros grupos.
Terceiro ciclo: Linguagem e pensamento computacional e matemática
Os próximos trabalhos serão desenvolvidos na disciplina de matemática, a partir deste mês.
ENTENDA O SCRATCH
Apresentação: Quando abrir o Scratch, você vai encontrar uma janela, mostrando que o programa tem várias partes:
1 – Botões de programação;
2 – Área de programação (comandos, trajes e sons);
3 – Tela de animação;
4 – Objetos (hierarquia) e palco.
a – Na área de animação, você escolhe os sprites que deseja inserir e utilizar para programar a sua animação.
b – Clique no sprite que você deseja programar e comece a arrastar os blocos para a área de programação (meio). Quando quiser saber os efeitos de sua programação, clique na bandeira verde para visualizar. Os botões de programação estão divididos em categorias: movimento, aparência, som, caneta, controle, sensores, operadores e variáveis.
c – Em Arquivos de Programas/Scratch/Projetos (se o Scratch estiver instalado no seu computador), você encontra várias animações que o próprio programa oferece. Abra esses projetos e execute-os passo a passo. Assim, é possível adquirir uma boa noção de programação Scratch e evoluir no aprendizado.
Fonte: https://scratch.mit.edu
PALAVRA DE ESPECIALISTA
Linguagem colorida
“O Scracth é uma linguagem computacional para a criança, visando facilitar o ensino da programação. No Loyola, ele se tornou uma atividade, como ferramenta a serviço das disciplinas.