Estudar é necessário, é fundamental e, para muitos, mais obrigação do que prazer. Mas estudar pode ser cativante, divertido e envolvente, combinação ideal para ganhar conhecimento. Essa descoberta é a fórmula mágica. Os alunos do 6º ano do Colégio Loyola vivem essa experiência inovadora. Por meio do Scratch, linguagem de programação para criança em idade escolar, que permite criar as próprias histórias (e interagir), animações, jogos, música e arte, desenvolvida pelo Instituto Tecnológico de Massachussets (MIT), as aulas de inglês, ciências e matemática ficaram mais dinâmicas e interessantes.
Leia Mais
Linguagem de programação para crianças torna aulas mais interessantesAulas de lógica com jogos de tabuleiro são diversão garantidaEsther Costa Padrão Salles, de 12 anos, conta como andam as aulas de inglês com o Scratch, aliás, a primeira matéria a adotar o programa. “Usamos comandos do computador, próprios do Scratch, em inglês, para estudar os verbos e os pronomes demonstrativos. Tiramos fotos do nosso quarto, jogamos no programa e, com os personagens, criamos um diálogo e escrevemos as suas falas.” Esther explica que a atividade ajuda a exercer o raciocínio e a criatividade sobre a matéria, porque possibilita outra visão. “Tínhamos meta em cada aula e usávamos bloco de comando para criar os movimentos de Scratch em inglês.
ALÉM DA SALA DE AULA Antônio José Zhinelato Filho, de 12, mergulhou num projeto das aulas de geociências (geografia e ciências) com o Scratch. Ele conta que a turma foi para o Rancho Loyola, onde tirou fotos da fauna, dos líquens¹ e voçoroca². “Usamos as imagens no Scratch. O desafio foi criar perguntas a partir do conteúdo, para fixar e revisar a matéria. Geociência é bem importante e, com a linguagem e o pensamento computacionais, ampliamos nossos horizontes, vamos além da sala de aula e interagimos com o computador, que é o futuro.” Antônio destaca que não é fácil, “mas, como sou apaixonado por computador e estudar é necessário, acho mais divertido misturar as duas coisas. É o que vivemos. O melhor é fazer em grupo, porque aprendemos a entrar em acordo, ouvir e aceitar a opinião do outro.”
Este mês, o Scratch começa nas aulas de matemática.
Glossário:
1- Os líquens são seres vivos muito simples,
que constituem uma simbiose de um organismo formado por um fungo
(o micobionte) e uma alga ou
cianobactéria (o fotobionte).
2- Voçoroca ou barranco é um fenômeno geológico que consiste na formação de grandes buracos de erosão causados pela água da chuva e intempéries em locais
onde a vegetação não protege mais o solo, que fica cascalhento e suscetível de carregamento por enxurradas.