Moradores de Belo Horizonte acordaram cedo para aproveitar o primeiro dia da campanha de multivacinação promovida pela Prefeitura de BH e Governo de Minas. A mobilização, que vai até o dia 4 de novembro, quer aumentar o número de crianças e adolescentes de até 15 anos a se vacinarem para doenças imunopreveníveis.
Estão disponíveis diversas vacinas, como para o rotavírus, hepatite B, pentavalente, pólio, febre amarela, hepatite A, HPV, tríplice viral, dupla adulto, tríplice bacteriana adulto e gripe. Já as doses do imunizante BCG serão ofertadas exclusivamente nos centros de saúde de referência. Além disso, também há doses monovalente da vacina contra a covid-19 para o público de 6 meses a 14 anos completos e a dose bivalente para os adolescentes entre 12 e 14 anos que tenham alguma comorbidade.
Carla Marques aproveitou a manhã de sábado para levar a pequena Manoela, de cinco anos, para vacinar no Centro de Saúde do bairro Pompeia, na região Leste da capital. Ela tomou a terceira dose para a COVID-19 e destacou a importância da campanha. “É uma campanha super importante, acho que os pais deveriam aproveitar para levar as crianças. Se a gente cuida, se previne, evita uma série de problemas”, disse.
As doses estão sendo aplicadas de acordo com a avaliação da situação vacinal de cada criança e adolescente. A Prefeitura destaca que é fundamental que os pais ou responsáveis legais levem a caderneta de vacinação para a conferência e atualização.
A partir de segunda-feira (23) as vacinas contempladas na campanha estarão disponíveis em todos os 152 centros de saúde da capital, considerando a rotina de aplicação e o horário de funcionamento de cada uma das unidades.
Ponto extra de vacinação
A Prefeitura também vai disponibilizar um ponto extra de vacinação durante a próxima semana. A Carreta de Inclusão Digital vai estar aplicando as doses das vacinas entre os dias 25 e 1º de novembro, das 10h às 18h30, na Avenida Senador Levindo Coelho, 2.280 no Vale do Jatobá, na região do Barreiro.