Jornal Estado de Minas

LINHA 1502

Vídeo: Passageira denuncia infestação de baratas em ônibus de BH



Um ônibus da linha 1502, que faz o trajeto entre os bairros Guarani, na região Norte de Belo Horizonte e o Vista Alegre, na região Leste da capital mineira, foi flagrado em um vídeo de um passageiro que mostra uma infestação dentro do veículo. O fato ocorreu na tarde dessa terça-feira (5/9).





O incidente foi registrado pela manicure Poliana Verona, de 37 anos, que utiliza essa linha com frequência. Ela relatou que, até então, não tinha visto nada parecido.

"Ontem, eu estava sentada na última poltrona e eu vi uma subindo. Aí, eu tentei matar. Quando eu olhei pra baixo, tinha mais. Devia ter umas 15", contou.

Poliana afirma que os insetos estavam na lateral do ônibus, em um dos vãos do veículo. De acordo com ela, o veículo estava lotado por volta das 17h, horário em que o vídeo foi gravado.

"O ônibus estava bem sujo. No vídeo, há uma caixinha de bala ou algum doce e, no chão, tinha um líquido", ressaltou.
Em resposta, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) esclareceu que será feita uma vistoria no veículo 30666 e que a fiscalização da linha 1502 será intensificada para que o problema seja verificado.



"A responsabilidade pela manutenção dos ônibus é das empresas concessionárias. Importante ressaltar que os consórcios têm a obrigação de providenciar que os veículos saiam das garagens limpos e em condições de prestar o serviço para a população", disse a PBH, em nota.

A reportagem também entrou em contato com a empresa de transporte Viação Zurick, que administra a linha, mas não obteve resposta até o momento. 

Leia a nota da Prefeitura de Belo Horizonte na íntegra:

"A Prefeitura de Belo Horizonte esclarece que será feita uma vistoria no veículo 30666 e será intensificada a fiscalização da linha 1502 para verificar o problema relatado.

A responsabilidade pela manutenção dos ônibus é das empresas concessionárias. Importante ressaltar que os consórcios têm a obrigação de providenciar que os veículos saiam das garagens limpos e em condições de prestar o serviço para a população.





Agentes da BHTRANS e da SUMOB fazem a fiscalização nas estações, ao longo dos itinerários nas vias da cidade, pelo monitoramento eletrônico e pelas câmeras do COPBH.  Quando são constatadas irregularidades, os consórcios recebem as autuações previstas no contrato e no
Regulamento do Transporte Coletivo.

Com a  Lei 11.458/23 e o Decreto 18.370/23 foram estabelecidos critérios de qualidade e confiabilidade do sistema. Se os critérios não são atendidos para cada viagem, não há o pagamento da remuneração complementar às concessionárias.

Para intensificar a fiscalização no transporte coletivo, é imprescindível que as reclamações sejam encaminhadas diretamente aos canais da prefeitura, no aplicativo PBH APP, pelo WhatsApp (31) 98472-5715 ou no portal de serviços (servicos.pbh.gov.br/servicos).  É importante que os usuários indiquem o número da linha, o horário e, se possível, o número do veículo para melhor direcionar as equipes de fiscalização.  As reclamações são enviadas às concessionárias para apuração e solução do problema registrado pelos passageiros."

*Estagiário sob a supervisão do subeditor Fábio Corrêa