(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas UFMG EM CRISE

UFMG não tem dinheiro para pagar bolsas estudantis, afirma reitoria

Contas de água, luz, telefonia e serviços terceirizados também não poderão ser pagas, em razão do bloqueio dos recursos anunciado pelo governo federal


06/12/2022 15:33 - atualizado 06/12/2022 16:36

Foto do prédio da reitoria da UFMG, com monumento ao lado. Estudante passa na frente, na sombra.
Apenas os recursos destinados à assistência estudantil estão garantidos para o mês. Os demais pagamentos devem atrasar indefinidamente (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
A Universidade Federal de Minas Gerais está sem dinheiro para pagar as contas de água, luz, telefonia e serviços terceirizados e as bolsas de ensino, pesquisa e extensão em dezembro. A situação, afirma a reitoria em nota, foi causada pelo congelamento de recursos anunciado no dia 1º de dezembro.

O contingenciamento das verbas para o último mês do ano já havia sido divulgada em 28 de novembro, mas o Ministério da Educação liberou os recursos em seguida. No mesmo dia, o Tesouro Nacional congelou todos os pagamentos do ministério, atingindo todas as universidades e institutos federais.

A maior federal do estado aponta que até contratos já firmados, cujos serviços já foram realizados e cujo pagamento seria feito neste mês, estão comprometidos.

Apenas os recursos destinados à assistência estudantil estão garantidos para o mês. Os demais pagamentos devem atrasar indefinidamente.

'Rotina'


A nota afirma que “os bloqueios já viraram rotina na vida das universidades e institutos federais nos últimos anos e atingiram escalas insuportáveis” e que eles “não fazem jus à sua relevância para a sociedade brasileira”, referindo-se ao papel das universidades durante a pandemia.

O orçamento para 2022 foi R$ 32 milhões inferior ao do ano de 2021 e semelhante ao de 2008 – antes da expansão através do Reuni, apontou a reitoria da UFMG. A previsão, indicada pela Lei Orçamentária Anual, é que ele seja ainda menor em 2023.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)