Jornal Estado de Minas

'PESSOA MÁ'

Vereador sugere a Elon Musk fábrica da Tesla em Uberaba e é alvo de fake


O vereador de Uberaba Samuel Pereira foi alvo de fake news poucas horas depois de sugerir ao bilionário Elon Musk, por meio de publicação em redes sociais, a implantação de uma fábrica da Tesla na cidade do Triângulo Mineiro.




 
Inicialmente, o vereador destacou na postagem publicada nessa quarta-feira (16/11) que Uberaba está localizada em ponto estratégico e é uma cidade voltada para a ciência, tecnologia e inovação.

A conta fake, então, entrou em ação. Poucas horas depois, um perfil falso do dono do Twitter enviou ao vereador, em inglês, a seguinte resposta: “Obrigado Sr. Pereira. Eu e minha equipe vamos fazer uma pesquisa completa sobre Uberaba. Nós entraremos em contato em breve. O Brasil tem muito potencial e quero estar mais próximo do seu país nos próximos anos”.

Em um primeiro momento, o vereador acreditou que a resposta era verdadeira e, com otimismo, chegou a publicar a mesma em suas redes sociais.

“Ontem (16/11) de tarde eu recebi a resposta. E eu em um momento de euforia, pensei: ‘Pô’, o cara me respondeu que tem interesse de aplicar (a Tesla) no Brasil e que fará um levantamento sobre Uberaba. Então eu divulguei isso nas minhas redes”, contou Pereira.





Pouco tempo depois, porém, ele descobriu que a resposta era fake. “Vou falar para vocês, tem pessoas más em nosso país (...) uma pessoa má, como eu falei, e com má intenção respondeu”, lamentou Pereira, por meio de vídeo publicado em suas redes sociais.

Ele complementou que, juntamente à equipe, descobriu na noite de ontem (16) que a resposta partiu de um perfil falso. “Já denunciamos esse fake news ao Twitter e também vamos colocar nossos advogados para tentar buscar quem é essa pessoa”.

'Não vamos desistir'


Samuel Pereira também ressaltou em suas redes sociais que não vai desistir de continuar sua luta para trazer a Tesla para Uberaba.

“Nós vamos fazer um requerimento, por intermédio da Câmara Municipal de Uberaba. Vou sentar com a prefeita Elisa, juntamente com o governo estadual e vamos preparar um documento e tentar marcar uma reunião. Acho que a gente não pode perder um sonho”.